terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tornado

Pois é... na noite passada foi nossa primeira experiência com uma real possibilidade de tornado por aqui! Tudo começou 16h30 quando tocou a primeira sirene e eu pensei:
    "....hum, engraçado, hoje não é a primeira segunda do mês (quando normalmente eles testam as sirenes) por que será que está tocando?!"
Então logo depois o Emílio nos liga pra avisar que está tendo um alerta de tempestade forte e condições climáticas favoráveis para possíveis tornados! Então eu pensei novamente:
    "o quê?!?!!?"
Então corremos pro computador e ligamos a tv nos canais de tempo, e realmente estava avisando tudo isso. Até aí de boa..... o problema é que foi escurecendo e os ventos ficando mais fortes...

Até esse momento que ainda estava tudo tranquilo, no mapa do radar estava marcando somente forte chuva, a nossa área ainda estava verdinha ( ruim quando vai ficando amarelo e depois vermelho!). Conversamos no skype ainda com a família, alguns amigos, falamos o que acontecendo aqui.
Bem, o problema foi quando a sirene tocou de novo e duas vezes, aí a gente assustou, porque a tv tava noticiando um tornado que estava a 30 min da gente, numa cidade vizinha! Aí a situação começou a ficar mais séria, e uma amigo nosso da igreja nos ligou pra saber se a gente sabia se proteger, depois um outro casal nos ligou, e a gente o tempo todo em contato com Emílio e Anelise, depois os nossos outros amigos brasileiros nos ligaram também!!!  Enfim, a chuva apertou e o que era verdinho no radar começou a ficar vermelho!!!
Pensei:
"...é, tenho que deixar algumas coisas arrumadas no caso de precisar se proteger!"
Então começou a agitação, separar as coisas mais importantes e necessárias e levar pro banheiro ( o lugar mais seguro porque não tem janela): bíblia, pegar os documentos importantes, água, pacotes de biscoito, edredom e travesseiro na banheira, computador, máquina pra registrar os momentos e o celular na mão!!

Alguns momentos foram tensos, principalmente quando o povo começa a ligar, aí você pensa: "eles que moram aqui mais tempo e conhecem a rotina estão preocupados, já preparados em casa, imagine nós?!"
Mas ficamos acompanhando a grande nuvem vermelha do radar da tv e do site passando por aqui, os sinais de tornados aqui perto, e previsão pra terminar....
enfim, depois de falar com todo mundo no skype, e olha que aí no Brasil já tava tarde, de acompanhar a tempestade diminuir e o sinal de tornado expirar, fomos dormir às 2h da manhã.
Graças a Deus fomos guardados e protegidos de qualquer dano. Ele é muito bom conosco!!! E apesar da tensão o desespero não foi tão grande porque confiamos que nada foge do controle de Deus!!! Obrigada por quem ficou sabendo na hora e esteve orando!
Espero que essa tenha sido nossa primeira e última experiência com tornados!
Agora a previsão é de frio!!
Beijos a todos e estamos com saudades!!!
Débora e Matheus

 

3 comentários:

Filipe Hagen disse...

Caramba, dupla! Quanta coisa diferente pra viver aí no norte!
Bom saber que o nosso Deus os tem guardado.
Saudade grande!
Abraço

Emilio - Entre dois mundos disse...

Foi massa...

eudalva disse...

ai, ai...foi massa??? e nós aqui heim? (rsrsrsrs)todo mundo orando!e o coração da gente? ai,ai,ai.bju