Vamos fazer uma comparação:
- Aqui as pessoas são muito educadas, em qualquer lugar te tratam bem (pelo menos onde a gente frequenta) e a família está sempre reunida, nas igrejas sentam juntos, nas ruas você vê famílias inteiras caminhando com seus cachorros, nos parques todo dia têm esportes pras crianças e os pais todos sentados assistindo os treinos e os jogos. Mas no Brasil nós percebemos que as amizades são mais fortes, há mais intimidade e abertura para a conversa, não somente aquela conversa trivial, mas principalmente para as conversas mais profundas.
- Aqui é bonito ver as estações definidas, e o outono está começando então realmente as folhas vão mudando de cor, estamos ansiosos pelo inverno e saber se vai nevar esse ano! Mas aí, não tem a preocupação de ficar assistindo as notícias pra saber se está chegando tornado e etc!
- Aqui tem muitos produtos diferentes para cada tipo de limpeza. Mas aí, tem rodo!!! Nossa vida, ô trem que faz falta!!!Ah! sem contar pano de chão de verdade e vassoura de pêlo... então o Brasil tá ganhando nesse quesito!
- Aqui tem muita comida gostosa e diferente do nosso costume, por exemplo, waffles, donuts, todos os tipos de produtos sem lactose e num preço acessível, saladas maravilhosas nos restaurantes... Mas aí tem restaurantes com almoço normal, arroz, feijão, carne e etc. Aí a carne é incomparavelmente melhor!!! De vez em quando achamos uma carne boa aqui num restaurante. Aí você acha tudo com facilidade, aqui tem um supermercado que tem algumas coisas brasileiras, como farinha, guaraná, polvilho e outros. Ah! é mito achar que aqui não tem feijão e etc... tem tudo igual aí, só com algumas exceções! Aí tem uma coisa maravilhosa em tudo quanto é lugar: padaria com pão de sal!!!
- Aqui os restaurantes são bons e a honestidade de você falar para o garçom quanto quer deixar de gorjeta mesmo depois de ter pago a conta, e o seu cartão ainda estar aberto lá no caixa e confiar que ele só vai colocar o valor que você disse, não existiria aí no Brasil! Mas aí, a comida tem o sabor dela, e não, muitas, muitas das vezes, sabor só da pimenta! Ô povo que gosta de comida apimentada! Tudo tem que ver direitinho para saber quanto de pimenta tem! Ah! que saudade de pizzas normais, tipo calabresa (aqui só peperoni), frango com catupiri, portuguesa! Gente, se aqui tivesse um Gireffas já me satisfazia!! hahaha
- Aqui tem muitos eletrônicos pela metade do preço que seria no Brasil, e carro também! Além desses preços de carro serem dos automáticos! Aí, tá precisando melhorar nesse aspecto!!
- Aqui você acha roupa boa em várias lojas, mesmo não sendo de marca, mas se achar um outlet melhor ainda, e com um preço bom! Aí, tem as melhores roupas íntimas, principalmente para as mulheres, aqui é tudo grande demais... fica horrível!
- Aqui tem muito espaço verde e bonito, mais que Brasília. Mas aí, você tem tudo do seu lado e pode ir a pé, não precisa ir de carro em tudo quanto é lugar, ainda mais porque não tem transporte público bom, acho que até hoje só vi um ônibus e não teria coragem de entrar nele!
- Aqui o trânsito é calmo quase parando, ótimo porque você aprende a não ficar estressado até porque não iria adiantar mesmo! Aí, tem balão, uma coisa inteligente que é muito melhor do cruzamentos cheios de sinais pra tudo quanto é lado, além das placas de stop que você TEM que parar, mesmo se não estiver vindo outro carro, mesmo que seja numa rua sem saída, uma numa esquina solitária!
- Aqui as pessoas abrem as coisas mais tarde e fecha mais cedo, o que é bom por um lado por poder estar em casa mais tempo, e ter tempo para outras coisas. Mas aí, você não janta 6 horas da tarde, ou quando é tarde as 7 horas.... além do que se você estiver na rua e decidir ir numa loja mas já for 8:45, esquece porque as 9h eles vão fechar! É claro que tem as exceções como as lojas 24h, tipo walmart, pelo menos lá você acha tudo o que quiser! Tudo mesmo!
Bem, é isso aí!!! Estamos gostando muito daqui, mas nada se compara com o nosso lar! Isso porque nem mencionei a saudade que sentimos da família e dos amigos!!! Continuem orando por nós! Temos orado por vocês!
Beijos e abraços
Débora e Matheus