terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tornado

Pois é... na noite passada foi nossa primeira experiência com uma real possibilidade de tornado por aqui! Tudo começou 16h30 quando tocou a primeira sirene e eu pensei:
    "....hum, engraçado, hoje não é a primeira segunda do mês (quando normalmente eles testam as sirenes) por que será que está tocando?!"
Então logo depois o Emílio nos liga pra avisar que está tendo um alerta de tempestade forte e condições climáticas favoráveis para possíveis tornados! Então eu pensei novamente:
    "o quê?!?!!?"
Então corremos pro computador e ligamos a tv nos canais de tempo, e realmente estava avisando tudo isso. Até aí de boa..... o problema é que foi escurecendo e os ventos ficando mais fortes...

Até esse momento que ainda estava tudo tranquilo, no mapa do radar estava marcando somente forte chuva, a nossa área ainda estava verdinha ( ruim quando vai ficando amarelo e depois vermelho!). Conversamos no skype ainda com a família, alguns amigos, falamos o que acontecendo aqui.
Bem, o problema foi quando a sirene tocou de novo e duas vezes, aí a gente assustou, porque a tv tava noticiando um tornado que estava a 30 min da gente, numa cidade vizinha! Aí a situação começou a ficar mais séria, e uma amigo nosso da igreja nos ligou pra saber se a gente sabia se proteger, depois um outro casal nos ligou, e a gente o tempo todo em contato com Emílio e Anelise, depois os nossos outros amigos brasileiros nos ligaram também!!!  Enfim, a chuva apertou e o que era verdinho no radar começou a ficar vermelho!!!
Pensei:
"...é, tenho que deixar algumas coisas arrumadas no caso de precisar se proteger!"
Então começou a agitação, separar as coisas mais importantes e necessárias e levar pro banheiro ( o lugar mais seguro porque não tem janela): bíblia, pegar os documentos importantes, água, pacotes de biscoito, edredom e travesseiro na banheira, computador, máquina pra registrar os momentos e o celular na mão!!

Alguns momentos foram tensos, principalmente quando o povo começa a ligar, aí você pensa: "eles que moram aqui mais tempo e conhecem a rotina estão preocupados, já preparados em casa, imagine nós?!"
Mas ficamos acompanhando a grande nuvem vermelha do radar da tv e do site passando por aqui, os sinais de tornados aqui perto, e previsão pra terminar....
enfim, depois de falar com todo mundo no skype, e olha que aí no Brasil já tava tarde, de acompanhar a tempestade diminuir e o sinal de tornado expirar, fomos dormir às 2h da manhã.
Graças a Deus fomos guardados e protegidos de qualquer dano. Ele é muito bom conosco!!! E apesar da tensão o desespero não foi tão grande porque confiamos que nada foge do controle de Deus!!! Obrigada por quem ficou sabendo na hora e esteve orando!
Espero que essa tenha sido nossa primeira e última experiência com tornados!
Agora a previsão é de frio!!
Beijos a todos e estamos com saudades!!!
Débora e Matheus

 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Thanksgiving

OI gente... essa semana é Thanksgiving aqui nos EUA. É uma data mt importante pra eles, igualmente aguardada como o Natal. É comilança como o Natal e momento de juntar a família, só não tem os presentes... ainda bem ne?! haja dinheiro!!!
Então decidi postar aqui a história do Thanksgiving, porque, como eu não sabia, acho que mtas pessoas talvez não saibam pq eles comemoram esse dia. E também porque é uma boa oportunidade pra nos fazer pensar em agradecer a Deus por tudo o q Ele tem feito. Tudo mesmo!! Até aquelas coisas que não gostamos mtas vezes....

Ah! Eu ganhei esse texto na minha aula de inglês mas eles não colocaram a fonte, e ele é grande, então vou colocar somente algumas partes!

A história do Thanksgiving

"Muitas histórias do Thanksgiving começam com a celebração da colheita dos Pilgrims e dos índios em 1621. Contudo, eles tiveram três dias de festa em celebração a boa colheita e os índios locais participaram, e esse primeiro thanksgiving não era um feriado, mas simplesmente um momento com todos juntos. E essa é evidência de que esse acontecimento tenha, talvez, influenciado nosso feriado de thanksgiving. Thanksgiving pode, portanto, ser ligado a 1863 quando o Pres. Lincoln se tornou o primeiro presitdente a proclamar o Thanksgiving Day. Este feriado tem se fixado no final de Novembro desde então."

Gente, é mais fácil eu contar do que traduzir hehehe!!!
Toda essa história começou quando os ingleses da English Separatist Church (Puritan) decidiram deixar seus lares por causa da perseguição religiosa. Então foram para a Holanda para escapar mas ficaram decepcionados porque lá a liberdade era total, e eles acharam o modo de vida deles muito contra o que Deus ensina. Então, esses ingleses negociaram com companhias de Londres para que eles financiassem a idas deles à América, em troca deles trabalharem p eles buscando coisas de valor, especiarias, ouro e etc. Então eles foram e muitos dos negociantes foram tb! Eles chegaram aqui em 1620. E o primeiro inverno foi devastante, e desde o inicio do outono eles já tinham perdido 46 das 102 pessoas que foram. Mas em 1621 a colheita foi muito grande e farta, então eles decidiram comemorar com uma festa, e incluíram os 91 índios que ajudaram esses Pilgrims a sobreviver esse primeiro ano. Era uma festa de três dias e eles só tinham algumas comidas p esse banquete: alguns tipos de aves, não necessariamente o peru, a abóbora, peixe, frutas silvestres, lagosta, verduras e frutas. 
Mas essa festa foi comemorada naquele ano, e, esporadicamente, depois de alguns anos algumas pessoas trouxeram a comemoração novamente numa forma de ser grato pela fartura. Desde então a data variava muito, e os governates apoiavam e outros subsequentes não. Mas uma editora, Sarah Josepha Hale, publicava com frequencia em sua revista sobre o Thanksgiving, e depois de 40 anos de campanha a favor do Thanksgiving ser um dia reconhecido e adotado pelo país, em 1863, o Pres. Lincoln determinou que a última quinta-feira de novembro fosse o dia nacional do Thanksgiving. 
Mas essa data ainda mudou algumas vezes, mas finalmente em 1941, o Thanksgiving foi definido como um feriado legal, sancionado pelo governo como a quarta quinta-feira do mês de novembro. 
FIM

Tá aí a história que me foi explicada sobre esse feriado tão importante para os americanos...
Estamos felizes de comemorar esse dia com o pessoal aqui, não apenas pela festança e comilança, mas principalmente porque eu e Matheus temos muito o que agradecer a Deus!!! Por tantas bençãos q Ele tem nos concedido, inclusive nossos amigos e família do Brasil, que sabemos q tem nos sustendo em oração!!!
Obrigada.....
Débora

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Antes e Agora

Antes o Matheus cortava o cabelo dele na UnB.
Agora eu que corto o cabelo dele pq o povo aqui só sabe passar máquina!

Antes eu morria de medo de fazer minha própria sombrancelha.
Agora ou eu faço ou eu faço!

Antes eu sonhava em fazer uma comidinha de vez em quando.
Agora eu sonho com a comida que eu farei no dia seguinte!

Antes a gente corria pra chegar nos lugares.
Agora os velhinhos do carro da frente não nos deixam mais!

Antes eu me orgulhava do céu aberto e de tantas árvores em Brasília.
Agora não tem um lugar que eu olhe q eu não veja isso!

Antes eu pertubava o Matheus por ele tocar teclado demais.
Agora eu fico feliz pq quando ele toca é pq está descansando um pouco a cabeça dos estudos!

Antes eu falava com minha família pelo telefone.
Agora eu os vejo pelo Skype!

Antes eu passava o dia inteiro esperando a hora de ir pra casa.
Agora eu passo o dia em casa esperando a hora de sair!

Antes eu pensava como seria ótimo ter tempo pra estar em casa.
Agora eu comprovei como realmente é ótimo!

Antes eu falava: aqui no Brasil...
Agora eu continuo falando isso, mas sem querer... rsrs!

Antes eu sempre queria comer algo diferente.
Agora eu anseio por um pão de sal com manteiga e café com leite!

Antes eu tinha preguiça de ver orkut, email e etc.
Agora eu olho todos os dias pra matar a saudade!

Antes eu achava roupa de frio bonita e charmosa.
Agora eu acho uma extrema necessidade, seja como for!

Antes eu pedia 5 minutinhos a mais pra dormir.
Agora eu escolho se aumento pra 10 ou 15!

Antes eu ouvia o barulho do carro quando o Matheus chegava em casa.
Agora eu o vejo vindo pelo gramado!

Antes eu queria sair de casa nas férias.
Agora eu quero ir pra casa nas próximas férias!